LEI Nº 9394/96 DE 20/12/96, artigos 37 e 39: trata dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº1, DE 05/07/02.
Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

 

 Resolução CNE/CEB nº 01/00

 

 

Resolução CNE/CEB nº 03/10 

 

 

Resolução SE nº 77/2011 

 

 

 

 

 

FUNCIONAMENTO  DO CEEJA

 LEGISLAÇÃO DO CEEJA

 

Como funciona o CEEJA?
 

     É uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, com o objetivo de oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O CEEJA é destinado ao público de alunos trabalhadores que não cursaram ou não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

     O primeiro aspecto em que nossa escola se difere de uma escola convencional é quanto a presença não ser obrigatória. O que chamamos de presença flexível. Na prática, com esse sistema, o aluno tem a possibilidade de organizar os dias e horários em que quer ou pode estudar. Na escola, dentro dos horários de atendimento, que se estendem aos três períodos (manhã, tarde e noite), sempre terá um professor para orientar o aluno, seja sobre assuntos/dúvidas referentes às disciplinas ou mesmo a respeito do funcionamento da escola.

     O tempo que o aluno levará para terminar seu curso depende inteiramente dele, podendo acelerar aqueles assuntos em que tem maior facilidade, e gastar mais tempo naquelas disciplinas onde encontra maior dificuldade, sempre contando com o auxilio do professor.

 

     Não existe um tempo limite nesse processo, embora o aluno não possa permanecer mais de 30 dias sem uma orientação (sob pena de suspensão de matrícula). É importante deixar claro aqui que o aluno pode escolher onde estudar. Na escola ele encontra ampla área de estudo, e um ambiente silencioso e calmo, perfeito para leitura. Pode, também, optar por estudar em casa ou onde se sentir melhor, precisando ir à escola apenas para a correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e realização das avaliações (respeitando o prazo de 30 dias mencionado anteriormente).

 

     No CEEJA cada disciplina é estudada individualmente, ou seja, se o aluno estiver estudando Matemática, por exemplo, primeiro terá que terminá-la antes de iniciar outra disciplina. 

 

     O material didático utilizado é o “EJA – MUNDO DO TTRABALHO” composto por um kit de 4 livros para cada disciplina do  Ensino Fundamental e 3 livros para cada disciplina do Ensino Médio. Esse material é fornecido gratuitamente para cada aluno e não precisa ser devolvido.  É um material muito interessante, pois foi adaptado para o nosso sistema flexível de estudo, ou seja, foi pensado para o estudante trabalhador que, muitas vezes, não pode vir todos os dias à escola e precisa levar o material para casa. Esse novo material também conta com orientações de estudo nos próprios textos e exercícios que neles estão sendo pedidos, o que ajuda muito no entendimento do conteúdo e na resolução das atividades.

     Outra vantagem são os vídeos que complementam e ajudam a compreender os conteúdos abordados. Embora os alunos matriculados recebam as apostilas impressas, elas também estão disponíveis na internet, assim como os vídeos, a disposição dos estudantes no site "EJA - MUNDO DO TRABALHO".

     Clique no documento abaixo que explica como entrar neste site e chegar até os vídeos e os cadernos. 

 

 

 

 

 

 
Como funciona o CEEJA?
 

      Uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, com o objetivo de oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O CEEJA é destinado ao público de alunos  que não cursaram ou deixaram de concluir as etapas da Educação Básica.

     O primeiro aspecto em que nossa escola se difere de uma escola convencional é quanto à presença não obrigatória, o que chamamos de presença flexível. Na prática, com esse sistema, o aluno tem a possibilidade de organizar os dias e horários em que deseje ou possa estudar. Na escola, nos horários de atendimento,  os quais se estendem aos três períodos (manhã, tarde e noite), sempre haverá um professor para orientar o aluno, seja sobre assuntos/dúvidas, referentes às disciplinas ou mesmo a respeito do funcionamento da escola.

     O tempo que o aluno levará par terminar seu curso depende inteiramente dele, podendo acelerar os temas em que tem maior facilidade em algumas disciplinas ou permanecer mais tempo com aquelas em que encontra maior dificuldade, sempre contando com o auxilio do professor. Não existe um tempo limite nesse processo, embora o aluno não possa permanecer mais de 30 dias sem uma orientação (sob pena de suspensão de matrícula).

      É importante deixar claro aqui que o aluno tem a opção de escolher onde estudar. No CEEJA, ele encontra ampla área para seu estudo, e um ambiente silencioso e calmo, perfeito para leitura. Poderá também optar por estudar em casa ou onde se sentir melhor,  ele precisará vir à escola apenas para  correção das atividades, esclarecimento de dúvidas e realização das avaliações, contanto que respeite o prazo de 30 dias, mencionado anteriormente.

     No CEEJA, cada disciplina é estudada individualmente, ou seja, se o aluno estiver em Matemática, por exemplo, primeiro terá que terminá-la, antes de iniciar outra disciplina. 

     O material didático utilizado é o “EJA – MUNDO DO TRABALHO”,  composto por um kit de quatro livros para cada disciplina do  Ensino Fundamental e três livros para cada disciplina do Ensino Médio. Esse material é fornecido gratuitamente para cada aluno e não precisa ser devolvido.  É um caderno muito interessante, pois foi adaptado para o nosso sistema flexível de estudo, ou seja, foi pensado para o estudante trabalhador que, muitas vezes, não pode vir todos os dias à escola e precisa levar o material para casa. Esse novo método também conta com orientações de estudo nos próprios textos e  nos exercícios propostos, o que ajuda muito no entendimento do conteúdo e na resolução das atividades.

       Embora os alunos matriculados recebam as apostilas impressas, elas também estão disponíveis na internet aos que eventualmente percam ou extravie seus cadernos. 

     Outra vantagem corresponde aos vídeos que complementam e ajudam a compreender os conteúdos abordados,  à disposição dos estudantes no site "EJA - MUNDO DO TRABALHO"..

     Clique no documento abaixo que explica como entrar neste site e chegar até os vídeos e os cadernos. 

 

 

 

 

 

 

Endereço:

Rua: Assis Machado, 920
Sorocaba - SP - CEP: 18020-258