BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA

    Norberto Soares Ramos nasceu na cidade de Conhas - São Paulo, no dia 21 de março de 1911. Filho de Manoel Soares Ramos e Mariana Cariello Ramos, começou seus estudos no Colégio Metodista Americano, na cidade de Lins - São Paulo. Posteriormente,  formou-se em Teologia.

    No ano de 1932, levado pelo seu profundo amor por São Paulo e pelo Brasil, com intuito de zelar pelos interesses do Estado de São Paulo, apresentou-se como voluntário do Movimento Constitucionalista de 1932 Destacamento "Coronel Andrade", participou ativamente dos combates, fazendo parte da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo, fundada em 9 de julho de 1933.

    Formou-se na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, em São Paulo - capital como Bacharel em Geografia e História, no ano de 1944.

    Iniciou sua carreira como professor no Colégio Marechal Deodoro, situado à avenida Rudge, 315 - São Paulo - SP

    No ano de 1945, foi nomeado por concurso público professor no Colégio Estadual de Piraju - São Paulo. No ano seguinte, lecionou no Colégio Estadual e Escola Normal de Marília. Após sua passagem por essa cidade, assumiu o cargo de vice-diretor, no Colégio e Escola Normal "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", no qual permaneceu por alguns anos, na cidade de Sorocaba. Por meio de concurso público, foi Diretor Efetivo do Ginásio Estadual "Prof. Paulo Santos, em Santos - São Paulo. Dois anos após, também efetivou-se Diretor  na Escola Estadual " Dr. Artur Cirillo Freire", em Sorocaba - São Paulo, na qual  aposentou-se.

    Foi proprietário do Ginásio Acadêmico Anchieta, em Sorocaba, onde também lecionou Português,  deixando uma legião de ex-alunos e admiradores.

    O Professor Norberto Soares Ramos era maçom, poeta e jornalista. Tinha a sua coluna no Jornal "Folha Popular " de Sorocaba e depois passou a colaborar com a coluna " Ensino e Administração ", no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba. Nessas mídias impressas, também publicou suas poesias.

    Casou-se com Leonor Nascimento Pacheco Ramos, de família tradicional da cidade de Sorocaba, com quem teve dois filhos. Sempre ajudou os mais necessitados e humildes, tanto moral, quanto financeiramente, em especial, a "Vila dos Velhinhos". É lembrado com saudosismo por ex-alunos, filhos e netos.

“Prof. Norberto Soares Ramos.”

Endereço:

Rua: Assis Machado, 920
Sorocaba - SP - CEP: 18020-258